Acabou as férias: Como voltar à rotina?

03 de fevereiro de 2023

O passo a passo para voltar à rotina.

Para uns, voltar a rotina pode ser maravilhoso, já para outras pessoas isso pode acabar gerando uma sensação de angústia, o que pode acabar se tornando prejudicial. 
Durante as férias, vivemos experiências fantásticas e aproveitamos os dias para descansar e relaxar na praia ou fazendo outras atividades diferentes para fugir da rotina.
Quando esse período está chegando ao fim, pode surgir uma vontade de parar no tempo, não é mesmo? Por isso, seguir alguns passos é fundamental.

O passo a passo para voltar à rotina 

Planeje o seu retorno ao trabalho e afazeres com antecedência, mas sem esquecer de aproveitar os momentos de diversão e descanso. Ah, cuidado para não preencher todo o tempo das férias com inúmeros passeios, tire momentos para descansar e relaxar, assim você vai conseguir voltar com muito mais pique para o trabalho.
Outra dica é organizar o seu retorno. Voltar no último dia das férias pode ser um problema, pois o choque de realidade pode ser mais forte do que você espera, piorando a ansiedade pós-férias. Por isso, retornar dois a três dias para casa e para o seu dia a dia, te ajudará a colocar as coisas em ordem.

Rotina com as crianças

Pode ser que você tenha que voltar ao trabalho mais cedo e, por conta das férias escolares, por mais que algumas atividade já tenham início, algumas vezes voltamos à realidade somente após o Carnaval. 
É muito importante retomar as atividades habituais dos pequenos devagar, atividade como o horário de acordar, das refeições e de dormir. O diálogo também é muito importante, por isso conversar com as crianças sobre o retorno às atividades vai deixar tudo mais leve.

Não esqueça do Plano.

Fazer um checkup anual é muito importante e, o retorno das férias é um bom período para realizá-lo, pois assim temos a certeza de estarmos bem para retomar às atividades. Com o Plano de Saúde São José você e toda sua família podem usufruir de consultas e exames, além de profissionais de saúde mental, que vão ajudar a amenizar os efeitos da ansiedade pós-ferias. Entre em contato e saiba mais!