Programa Saúde Idoso

O Programa Saúde do Idoso objetiva captar os beneficiários portadores de doenças crônicas para controle de suas patologias e promoção de sua qualidade de vida.

A estimativa é que a população idosa triplique nas próximas quatro décadas, passando de 20 milhões em 2010 para cerca de 65 milhões em 2050, segundo projeções do Banco Mundial. Essa mudança na estrutura etária do país representa uma variação significativa na demanda por serviços de saúde, por exemplo, a quota de idosos, que em 2000 representava 10% da população, deverá chegar a 49% em 2050.


Segundo a Lei 10.741/2003, é considerado idoso todo cidadão (homem ou mulher) com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
O fator idade, por si só, já é considerado aspecto principal para o risco associado aos problemas de saúde em idosos, assim como a multiplicidade de doenças crônicas, característica frequente na velhice. As estratégias para o cuidado dessa população devem ser diferentes das empregadas para outras faixas etárias, é necessário monitorar os agravos à saúde do idoso para estabilizar seu quadro e manter sua capacidade funcional e autonomia pelo maior tempo possível.


O objetivo do Programa Saúde do Idoso é captar os beneficiários portadores de doenças crônicas para controle de suas patologias tendo em vista suas reinternações. Se você ou seu familiar se encontra nesta idade, receberá ligações de colaboradores para avaliar o perfil de sua saúde e suas necessidades. É o Plano de Saúde São José ficando mais perto de você!
Além disso, o programa incluirá em breve, o grupo de Prevenção de Risco de Quedas. Este grupo terá a prática de exercícios físicos como instrumento para o incremento de força muscular, aumento do equilíbrio e da sensibilidade tátil, além de orientações aos familiares e cuidadores quanto à disposição da mobília nos domicílios. Com essas atividades e orientações, busca-se minimizar a grande incidência de quedas entre os idosos.